sexta-feira, 23 de maio de 2014

Decorando as notas no braço do violão ou guitarra: métodos, vantagens e limitações (Parte 2)

Dando continuação à parte 1 desta postagem, vamos falar sobre outros métodos para decorar as notas no braço do seu violão ou guitarra.

2. Os uníssonos

Outra maneira de aprender a localização das notas no braço do violão ou da guitarra consiste em estudar os uníssonos, começando a partir da sexta corda e seguindo em direção às cordas inferiores. Para ilustrar este método devemos observar que por exemplo, na 5ª casa da corda E (sexta corda) encontramos a nota A (Lá). A quinta corda solta também é afinada em A (Lá). Portanto, temos a mesma nota tanto na 5ª casa da sexta corda quanto na quinta corda solta.




Seguindo esta ideia, ao decorar as notas da corda E, torna-se bastante fácil descobrir as notas das cordas inferiores. A nota da sétima casa da corda E será a mesma encontrada na segunda casa da corda A, ou seja, um B. Assim para há uma diferença de 5 casas entre as duas cordas. Por exemplo, para saber o nome da nota da 4ª casa da corda A, basta saber o nome da nota da 9ª casa da corda E, que neste caso é um C#.

Veja na imagem abaixo que esta mesma ideia se aplica não somente da corda E para a corda A, mas também da corda A para a corda D, bem como da corda D para a corda G:

Encontrando notas em uníssono



Entre as cordas B e E (2ª e 1ª cordas) a mesma regra se aplica, conforme imagem abaixo:



Contudo, entre as cordas G e B (3ª e 2ª), devido à variação da afinação padrão do instrumento, a diferença de casas cai para 4, ou seja, encontramos a nota C tanto na 1ª casa da corda B quanto na 5ª casa da corda G (e não mais na 6ª corda, como seria nos outros casos):



2.1 Vantagens

a) além da vantagem óbvia de aprender visualmente localizar os intervalos de uníssono, enquanto estuda a localização das notas o estudante aumenta sua percepção musical das diferenças de "coloração", ou seja, nuances no timbre que ocorrem entre a mesma nota em diversas regiões do braço;

b) pode favorecer o estudante na aquisição de uma visão horizontal do braço, ou seja, que é possível executar uma mesma frase em várias regiões do braço apenas mudando de corda.

2.1 Desvantagens

a) o estudante pode ficar perdido para descobrir as últimas notas da primeira corda, já que não terá notas de referência na corda superior, caso utilize exclusivamente este método. O método das oitavas resolveria este problema.

b) assim como no método das oitavas, a mudança no padrão de afinação que acontece entre as cordas G e B pode confundir o estudante. Deve-se ter bastante atenção nestas duas cordas.

3. Visualizando o braço a partir da 12ª casa

Como temos 12 notas ao todo, sendo 7 naturais ( C, D, E, F, G, A e B) e 5 acidentes ( C# | Db, D# | Eb, F# | Gb, G# | Ab e A# | Bb), a nota da casa 12 pressionada (em qualquer corda) é a mesma nota da corda solta afinada. Ou seja, se temos a 2ª corda solta afinada em B, teremos a mesma nota 1 oitava acima quando pressionada na casa 12.

A partir deste método podemos visualizar a casa 13 como se fosse a 1ª, a casa 14 como a 2ª e assim por diante. Isto porque após 12 trastes as notas começam a se repetir na mesma corda. Veja:

Visualizando a partir da casa 12. As notas se repetem, "dividindo" o braço em dois.


3.1 Vantagens e limitações

Este sistema, de visualizar as casas a partir da casa 12 como se fosse a partir da 1ª na verdade funciona como um meio de facilitar a visualização das notas. A principal vantagem deste método é a rapidez de visualização das notas. No entanto, dificilmente um estudante aprenderá a localização de nota por nota no braço do violão ou guitarra através deste sistema.

Ele se torna mais útil justamente quando o músico já conhece as notas pelo braço até a 12ª casa em todas as cordas. Por isto, ao estudar as notas no braço utilizando o método de oitavas, de uníssonos, ou outro método qualquer, o estudante não precisa decorar mais do que até a 12ª casa, já que a partir dela as notas simplesmente começam a se repetir até o final da escala.
___________________________________

Enfim, é difícil falar em vantagens e desvantagens em relação aos métodos, porque de fato nenhum método é completo em si próprio. Cada método apresenta uma perspectiva diferente para o músico e ao mesmo tempo possui algumas limitações. O ideal seria conhecer todos eles e saber se guiar pelo braço do instrumento utilizando o método mais adequado de acordo com a situação.

Há ainda outros métodos para aprender a localização das notas em todo o braço. Em breve mais postagens.


Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, dúvida ou sugestão: