quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Harmonização: combinando vozes.

Harmonização é um assunto complexo e ao mesmo tempo mágico dentro do estudo de música. No universo particular da guitarra, muitos guitarristas são capazes de tocar grandes solos e executar riffs e licks maneiros. Mas quase dão um nó na cabeça para harmonizar frases simples.

A intenção deste post não é ensinar a harmonizar. Este é um estudo mais amplo, que inclusive tem métodos e ótimos autores, como Almir Chediak e Ian Guest. O objetivo aqui é mais instigar você, guitarrista de quarto, ou guitarrista de computador, a começar a pensar diferente, e ir abrindo sua cabeça para o estudo de harmonização.


Sugiro que você pegue uma música que já sabe tocar e procure observar que os arranjos e solos geralmente acontecem sobre acordes, certo? bem, isso é até bastante óbvio. O que não é tão óbvio é como isso acontece.

Bem, digamos que o que acontece é que as melodias principais de cada música (ou temas) precisam se encaixar nos acordes, ou vice e versa. E esse encaixe, que chamamos de harmonização, funciona a partir do cruzamento de vozes distintas.

Pense por exemplo em uma progressão de acordes e vamos imaginar duas melodias principais se desenvolvendo simultaneamente dentro deles: a) as vozes mais graves serão os baixos de cada acorde e b) as vozes mais agudas serão as notas tocadas na corda E (mizinha) de cada acorde.

Pense na seguinte progressão, bem simples: G Am G/B C7M D G e vamos analisar como duas vozes distintas se harmonizam. Bem, primeiramente, vamos analisar a progressão das vozes mais graves, ou seja, os baixos dos acordes. Ficaria assim:

a) G A B C D  D  G;

E agora pense nas notas que apareceriam na corda Mizinha, em cada acorde:

b) G E D B F# A  G;

Se pensarmos apenas nestas vozes, e esquecermos de todas as notas que tem nas regiões médias de cada acorde, teríamos duas linhas melódicas diferentes, uma se desenvolvendo nas cordas E e A, e a outra na corda E (mizinha). Geralmente essas são as principais vozes em um acorde, o que não significa que sejam as únicas importantes, mas geralmente são as mais expressivas num primeiro momento de audição. A harmonização das duas vozes em paralelo se daria assim:

1ª voz (linha dos baixos): G A B C D   D G
2ª voz (tema):                 G E D B F#  A G

Veja o exemplo na tablatura abaixo:


Agora, veja a mesma harmonização de vozes que pode perfeitamente se resolver em acordes, de acordo com a progressão (G Am G/B C7M D G):




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, dúvida ou sugestão: