sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Minha guitarra não segura a afinação!: como eliminar pontos de atrito.



Muitos termos neste post estão em inglês devido à maioria das fontes de informação estar neste idioma. Eliminar os pontos de atrito é um desafio para melhorar a estabilidade da afinação. Após a execução de um bend ou alavancada a corda pode travar em alguma parte onde haja contato e não voltar à afinação original. Normalmente esses pontos situam se:

a)    nas tarraxas (tuners);
b)    no abaixador de cordas (string-tees);
c)    na pestana (nut);
d)    nos carrinhos da ponte (saddles);
e)    na parte interna do bloco da ponte (brigde block)

Par eliminar esses pontos de atrito pode ser necessário fazer pequenas ou grandes modificações em sua guitarra.

As tarraxas




Quando as cordas são passadas no furo do poste da tarraxa aí está um provável ponto de atrito, pois a variação tensão (ex.: ao fazer um Bend) faz com que as cordas movam-se milimetricamente. Uma excelente saída é colocar um jogo de tarraxas com trava (chamados de Locking Tuners). As travas atuam fixando a corda dentro do furo através do qual são passadas por meio de sistemas de rosca e/ou pressão por aparafusamento.

Entre os jogos de tarraxas com trava mais comuns e confiáveis existentes no mercado estão: o Schaller (usado pela Fender), as Sperzel, as Planet Waves (que tenho na minha Fender México) e as Gotoh Magnum Lock. Além destas, ainda há marcas consideradas boas por seus usuários, como a Grover e Wilkinson. Antes de comprar um jogo de tarraxas com trava considere os seguintes fatores:

  1. Tipo de headstock:

a)    6 Em linha (6 in-line): para headstocks tipo stratocaster ou similares;
b)    3 + 3: o nome já diz tudo. Para headstocks tipo Les Paul ou similares;
c)    Outros modelos: de acordo com o tipo de headstock (guitarras de 7 cordas), 4+2, etc...

  1. Convencionais ou as estagiadas (staggered tuners): Staggered significa “estagiada”. O que isso significa? Significa que as tarraxas vão diminuindo a altura da primeira para a última da fileira, criando uma angulação naturalmente correta para as cordas em headstocks do tipo strato sem a necessidade de usar abaixadores de cordas.

  1. O diâmetro dos furos: cada modelo de tarraxa possui um tamanho de diâmetro do post que deve se encaixar no furo (peg holes), sem deixar folgas ou precisar de forçar. Cada fabricante informa esta especificação. O que você precisa fazer é checar as informações do produto para descobrir se servirá. Em alguns casos, mesmo que as tarraxas tenham diâmetro menor que o do furo, existem buchas que servem como adaptadores para se adequarem  a esta situação.

  1. O ratio: alguns modelos de tarraxa oferecem uma maior precisão de afinação. Tarraxas com ratio de 18:1 oferecem maior precisão. Mas mesmo tarraxas com proporção de 15:1 oferecem uma afinação muito boa. Esse é um critério também importante, mas menos crucial na escolha.


Abaixadores de cordas

Também conhecidos como String-guides, ou string-trees, são utilizados principalmente em guitarras dos modelos Stratocaster e Telecaster; Para quem não faz idéia do que seja, é aquela peça minúscula que serve para abaixar as cordas E e B e às vezes também a G e D em headstock de Stratocasters e Telecasters.



Algumas Stratocasters tem essa peça na forma de abas dobradas onde as cordas passam por baixo. Em alguns baixos e guitarras (especialmente nas Telecasters) o string-tree é uma peça que parece um botão de calça jeans, que fica instalado entre as duas cordas que se deseja abaixar. Neste caso o atrito é menor do que do primeiro modelo de abas dobradas.

Há um terceiro modelo que considero bem mais eficiente e que equipa as Fender American Deluxe Stratocaster, onde as cordas passam sob um roller. Pra quem não sabe o roller é, como o próprio nome diz, um rolamento que permite um melhor deslizamento das cordas. Esse modelo de abaixador de cordas reduz bastante o atrito entre as tarraxas e o nut, na região do headstock.

Atrito na pestana

Para diminuir o atrito na pestana existem as seguintes opções:

a)    instalar um roller nut: é uma pestana em que as cordas passam por cima de mini-rolamentos em forma de esferas, eliminando o atrito.
b)    Instalar um nut de latão: dizem que o nut de latão deixa as cordas deslizarem melhor, e causa menos transtornos para instalar do que o roller nut; Yngwie Malmsteen utiliza esse tipo de pestana na sua signature;
c)    Aplicar grafite em pó no nut convencional: dizem que melhora o deslizamento das cordas, mas requer manutenção constante. É um trabalho adicional, mas simples e eficaz;
d)    Instalar um nut da Graphtec de TUSQ. TUSQ é uma mistura de componentes, que segundo o fabricante oferece menor atrito do que as outras opções e até mesmo melhora o sustain e a ressonância.
e)    Se os sulcos onde as cordas repousam no nut estiverem desgastados, com rebarbas, ou formando ângulos muito fechados em direção às tarraxas, aí pode estar o motivo do atrito. Pode-se fazer um trabalho de recuperação ou até substituição do nut por outro em que os sulcos estejam bem alinhados.

Carrinhos (saddles) e bloco da ponte

Entre as melhores opções existem:

a)    Pontes que tem os carrinhos com roller e bloco adaptado: um modelo legal de ponte é o GOTOH EV-510T-SS. Esse modelo conta ainda com dois pivôs e com o bloco construído especificamente para diminuir o atrito com a argola metálica das cordas que fica internamente no bloco. A página dessa ponte no site oficial da GOTOH é: http://www.g-gotoh.com/international/?btp_product=ev510t-ss
b)    Aplicar grafite em pó nos carrinhos;
c)    Substituir os carrinhos da sua ponte tremolo vintage (convencional das Fender strato) por saddles individuais com roller ou por saddles de grafite. A vantagem encontra-se em não ser necessário substituir a ponte inteira.

As molas das pontes tremolo

            Outro ponto causador de problemas de afinação encontra-se na cavidade traseira das Stratos. Lá se situam as molas, que servem para puxar a ponte de volta para seu ponto de repouso original após uma alavancada.
            Até 5 molas podem ser utilizadas no sistema. O mais comum é serem utilizadas 3 molas. Quanto mais forem utilizadas mais duro e tenso fica o sistema da ponte e, em tese, mais estável a afinação. Quanto menos molas estiverem acopladas no sistema, mais macia a ação do tremolo e ao mesmo tempo mais suscetível a problemas de afinação, pois as molas podem não conseguir exercer força suficiente para fazer a ponte retornar ao seu ponto de inércia – chamado de ponto zero.

            Como esse não é um problema propriamente de atrito, mas sim da tensão no sistema de tremolo, não vamos abordá-lo mais a fundo neste artigo. Apenas, cabe citar o sistema de estabilizador de tremolo (hipshot tremsetter), que serve para controlar este problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, dúvida ou sugestão: