quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Tom e semitom


De modo prático, podemos dizer que:

TOM: é o intervalo entre 3 notas. Exemplo: na corda Mi da guitarra, entre as casas 0 e 2 encontramos as notas E, F e F# (Mi, Fá e Fá sustenido);

SEMITOM: é o intervalo entre 2 notas. Exemplo: na corda Mi da guitarra, entre as casas 0 e 1, encontramos as notas E e F (Mi e Fá);


CONSIDERAÇÕES

Em instrumentos de escalas temperadas, ou seja, onde as notas são tocadas em “espaços” próprios, (Ex.: teclas de um piano, casas do braço de um violão) a distância entre as notas é de um semitom.

Nos demais instrumentos, tais como o violino ou o contrabaixo acústico, a distância entre as notas pode ser menor que um semitom.


Contudo, mesmo em alguns instrumentos temperados (a exemplo dos de corda, como a guitarra) pode-se alcançar intervalos menores que um semitom. A execução de um bend é uma forma de tocar notas que alcançam menos de um semitom de intervalo. Por exemplo, pode-se tocar uma nota em uma determinada casa da escala e deslocar-se bem levemente a corda para cima ou para baixo e conseguir alcançar uma nota de 1/4 de tom, que é metade de um semitom (1/2 tom).

A contagem de tons e semitons pode ser feita tanto ascendente quanto descendente, ou seja, abaixando ou aumentando os tons. Assim, da mesma forma que contamos de E até F# um tom inteiro, podemos contar um tom abaixo de E. Um semitom abaixo de E temos a nota Eb (Mi bemol) ou D# (Ré sustenido). Mais um semitom abaixo de Eb/D# encontramos a nota D.

Então, a nota D (Ré) está um tom abaixo da nota E. Seguindo o raciocínio acima chegamos à conclusão de que um Tom corresponde a dois Semitons.

COMO ENCONTRAR SEMITONS NO BRAÇO DO VIOLÃO/GUITARRA?

É muito simples. Em uma mesma corda temos um intervalo de semitom entre uma casa e outra adjacente. Ex.: casa 1 e 2, casa 1 e 0;

E NO TECLADO?

Bom, só mesmo a título de curiosidade, no teclado ou no piano existem teclas brancas e pretas. De uma tecla branca para a preta adjacente tem um semitom. Se não há tecla preta entre duas brancas a distância entre elas é também de um semitom.

SEMITOM ASCENDENTE VS SEMITOM DESCENDENTE

Enquanto o semitom ascendente é aquele situado uma nota mais aguda (ou 1 casa a mais para a direita, no caso da guitarra) o semitom descendente é aquele que fica uma nota mais grave (ou 1 casa para a esquerda no braço da guitarra).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, dúvida ou sugestão: