quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Terça Menor e Maior


O que defini se acordes são maiores ou menores são os intervalos de Terça-maior e menor.
Não vou ficar aqui explicando toda a teoria por trás de intervalos. Quem quiser saber mais a respeito pode procurar na internet pela série harmônica, que é um postulado de Pitágoras sobre geração de harmônicos em uma corda vibrante a partir da divisão dessa corda em vários pontos seccionantes.

Para entendermos os intervalos primeiramente devemos saber o que é uma tônica ou nota fundamental.


Tônica é a primeira nota de uma escala ou de um acorde. Mas não é apenas a “primeira” nota. É na verdade a nota que serve de referência para encontrar os intervalos existentes entre esta e outras notas. Esses intervalos são definidos pela quantidade de semitons entre a tônica e outra nota.

A Terça-menor é a nota que está 1 tom e meio acima da tônica. Isto é, está 3 semitons acima da tônica. Como a distância entre a tônica e a terça-menor  é de 3 semitons, usamos o nome desse intervalo para designar a relação entre quaisquer duas notas com 3 semitons de distância. Assim, para nos referirmos a uma nota que fica 3 semitons antes ou abaixo (mais grave do que) a tônica, dizemos que essa nota está uma Terça-menor abaixo (mesmo que a nota resultante ocorra em um intervalo diferente.

Exemplo: a nota A fica 3 semitons antes de C, então dizemos que Lá está uma 3ª menor abaixo de Dó. No entanto, a nota Lá é uma Sexta-maior de Dó. Isto ocorre pois os intervalos podem ser considerados tanto de forma ascendente (partindo de uma região grave para uma região mais aguda) ou descendente (partindo de uma região aguda para outra mais grave).

A Terça-maior é a nota que está 2 tons inteiros acima da tônica, ou seja, 4 semitons.



RESUMINDO:

Exemplos:

A partir da tônica E:

3ª menor = Mi + 3 semitons:  E – F – F# – G. Terça menor de Mi é a nota G.

3ª maior = Mi + 4 semitons:  E – F – F# – G – G#; Terça maior de Mi é a nota G#.

_________________________

A partir da tônica F

3ª menor = Fá + 3 semitons:  F – F# – G – G#.  Terça menor de Fá é a nota G#.

3ª maior = Fá + 4 semitons:  F – F# – G – G# – A. Terça maior de Fá é a nota A.
_________________________

A partir da tônica G:

3ª menor:  G – G# – A – A#. Nota A#.

3ª maior:  G – G# – A – A# – B. Nota B.

_________________________

A partir da tônica A:

3ª menor:  A – A# – B – C; Nota C.

3ª maior:  A – A# – B – C – C#. Nota C#.

_________________________

A partir da tônica B:

3ª menor:  B – C – C# – D. Nota D.

3ª maior:  B – C – C# – D – D#. Nota D#.

_________________________

A partir da tônica C:

3ª menor:  C – C# – D – D#. Nota D#.

3ª maior:  C – C# – D – D# – E. Nota E.

_________________________

A partir da tônica D:

3ª menor:  D – D# – E – F. Nota F.

3ª maior:  D – D# – E – F – F#. Nota F#.

_________________________



Dica de fraseado no Blues usando as terças:

Toque a tônica, seguida da Terça-menor* e depois da Maior, voltando pela Terça-menor e enfim à Tônica. Este é um típico fraseado de Blues.

Ex.:  D – F – F# – F – D

* OBS.: A nota Fá na verdade é uma 2ª aumentada, mas como enarmonicamente ocupa a mesma posição de 3ª menor pode ser pensada nesse exercício específico para decorar a quantidade de semitons que compõem o intervalo.



Dica de Acorde no Blues usando as terças:



O Blues utiliza um acorde típico, o acorde de sétima e nona aumentada, que também é chamado de acorde Alt. Ex.: E7(#9) ou Ealt

Este acorde é composto das seguintes notas: T – 2ª aumentada - 3 maior – 7.

Como a segunda aumentada enarmonicamente é a mesma nota da 3ª menor, é como se o acorde Alt fosse um acorde de sétima dominante contendo as duas terças. No entanto, deve ser visto como um acorde maior com sétima menor e nona aumentada.

Exemplo na tablatura de um acorde Ealt:

E——-—-||
B——8—-||
G——7—-||
D——6—-||
A——7—-||
E————||

8 comentários:

Deixe aqui seu comentário, dúvida ou sugestão: