sábado, 12 de janeiro de 2013

Entre escalas diatônicas e pentatônicas.


Quando falamos em escalas diatônicas e em pentatônicas, surge, a partir dos próprios termos, um questionamento que, num primeiro momento, parece ter uma explicação lógica simples e razoável, ou seja: se escalas pentatônicas são escalas compostas por 5 notas (penta= 5 e tônicas= notas fundamentais), as diatônicas seriam compostas por 2 notas fundamentais. Simples não?



Porém, agora eu deixo uma pergunta no ar: quais seriam as duas tônicas fundamentais da escala diatônica? a própria tônica da escala e a terça, ou a tônica e a quinta-justa? quer dizer que as demais notas não tem importância no contexto dessa escala? Uh, agora complicou. Este raciocínio, portanto não faz sentido algum.

Então pensemos um pouco, o que  diferenciaria uma escala diatônica de uma pentatônica?

A resposta pode ser encontrada a partir da análise das fórmulas das duas escalas:

a) diatônica maior:  T - T - St - T - T - T - St;
b) pentatônica maior: T - T - T + St - T - T + St;

Já entenderam? não? enfim, o que diferencia as duas é que a primeira tem tanto intervalos de tom inteiro quanto de semitom. Agora, a segunda escala, apesar de ter intervalos de T + St, não apresenta intervalos de apenas 1 semitom. Por isso a escala diatônica ter esse nome, pelo fato da diatônica ter 2 tipos de intervalos (tom e semitom) e a pentatônica não apresentar os intervalos de semitom.

Geralmente, são os intervalos de semitom que causam as maiores sensações de dissonância em música: exemplos: b9, b5, 4*, #4, #11 e #7. Por isso, as escalas pentatônicas soam mais fáceis aos ouvidos e são mais fáceis de aplicar, pois não carregam em si justamente as notas de semitom que devem ser evitadas no contexto harmônico. Para ter uma noção, toque a seguinte progressão de acordes: C - Am - G7 - Csus4. Vocês perceberão que este último acorde não resolve bem, fica um clima de "algo parado" no ar. Agora experimente finalizar com o acorde Csus4 servindo como acorde de passagem para o C. Vocês notarão que sem a tensão da quarta-justa na harmonia o acorde de Dó maior terá um caráter muito mais resolutivo.

A pentatônica, então, é uma escala que funciona como derivada ou como uma redução da diatônica (maior ou menor). A penta maior é basicamente a diatônica maior sem as tensões de quarta-justa e sétima maior. E a penta menor é a diatônica menor natural após eliminadas as tensões de 9ª (segunda-maior, na oitava superior) e de 13ª (Sexta-maior, uma oitava acima).

Dúvidas, sugestões, correções? todos os comentários serão bem-vindos.
____________________________________________________
* Nota: apesar do intervalo de 4ªJ (quarta-justa) ser um intervalo consonante misto, este foi incluído devido a seu caráter suspensivo em acordes de resolução (I grau).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, dúvida ou sugestão: