quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Blues de 12 compassos (12 bar Blues)


Pessoal, segue abaixo modelo da progressão de um blues de 12 compassos em E maior.

E7 | E7 | E7 | E7| A7 | A7 | E7 | E 7 | B7| A7| E7 | B7|


Variação com progressão cromática no turn around (último compasso):

E7 | E7 | E7 | E7| A7 | A7 | E7 | E 7 | B7| A7| E7 | A7, A#7, B7|

Variação com progressão cromática no turn around (último compasso) e acorde alterado*:

E7 | E7 | E7 | E7| A7 | A7 | E7 | E 7 | B7(alt)| A7| E7 | A7, A#7, B7|

Variação com progressão cromática no turn around (último compasso) e acordes V7/9:

E7 | E7 | E7 | E7| A7 | A7 | E7 | E 7 | B7(9) Bb7(9)| A7(9)| E7 | A7, A#7, B7|

Espero que essas dicas de progressão lhe ajudem a compreender melhor como funciona a progressão de blues.

* Acorde Alt: é um acorde que contem os seguintes intervalos: fundamental (tônica), terça-maior, sétima-menor e b10 (décima menor). A décima menor figura como a Terça-Menor tocada uma oitava acima. Então, poderíamos dizer que o acorde Alterado seria um acorde maior com sétima (dominante) com a Terça-Menor.

CORREÇÃO: na verdade, do ponto de vista teórico no lugar da décima menor a nota correta seria uma nona aumentada (#9). Sendo a nona maior de E um F#, a nota G ocorre nesta formação de acorde como uma nona aumentada.

Este acorde pode ser nitidamente ouvido na música Mary Had a Little Lamb, de Stevie Ray Vaughan. É um acorde de um som bem “áspero”, diferente do V7(9) que possui um som mais “suave”.



Seguem abaixo a tablatura e partitura da música Mary Had a Little Lamb, de Stevie Ray :Vaughan

Stevie Ray Vaughan – Mary Had a Little Lamb





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2 comentários:

  1. amigo, do ponto de vista teórico, não seria uma nona aumentada, em vez de uma décima menor? evidentemente que o som é idêntico, mas a relação teórica muda. um acorde com décima menor e terça maior teria duas notas iguais, com acidentes distintos (no C alt, por exemplo, teríamos o E e o Eb). Isso, inclusive, causaria uma ambiguidade na cifragem, já que alguém poderia considerá-lo um Cm7/10 (bizarro, eu sei). Já se considerarmos uma nona aumentada, teríamos, no mesmo exemplo, o D# e o E, o que faz muito mais sentido, do ponto de vista teórico, e retira qualquer ambiguidade na cifragem. de toda forma, muito bom artigo. um abraço.

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    1. Sim amigo, do ponto de vista teórico faz todo sentido sim, inclusive já tinha entrado nesta mesma discussão em outro momento e espaço. Essa cifragem com 10ª infelizmente é um dos vícios que eu acabei trazendo comigo, porque na época em que aprendi a tocar eu pegava muitas cifragens na internet. Na verdade eu precisava ter corrigido esta informação no post, mas o tempo anda curto. Obrigado por comentar, volte sempre.

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