quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Faixa Guia: o que é isso?



Se tem uma verdade quase que absoluta sobre produção musical
é a de que não adianta tentar corrigir as falhas de gravação na mixagem, assim como não adianta tentar recuperar uma mixagem peba na hora da masterização. E depois dessa etapa, não adianta esperar por milagres do tipo "Ah! ninguém vai notar", porque com certeza até os mais leigos em música conseguem perceber quando algo ficou muito estranho. E com certeza isso contará pontos negativos na sua produção.

O processo de gravação de uma faixa de áudio não é nada simples. Pode parecer que é, mas não é! antes do músico se aventurar a partir para uma gravação, o ideal é que ele esteja muito bem consciente do que vai gravar, bem como das dificuldades que isso exige.

Pode parecer redundante falar disso, mas, como esse texto é direcionado principalmente a quem está decidido a gravar pela primeira vez, ou para quem até já gravou, mas está querendo partir pra algo mais profissional, a dica é bem válida.

Então, quando você já tem em mente tudo o que precisa gravar, você simplesmente grava sua track de guitarra. Beleza, supondo que você fez tudo certo, desde configurar os equipamentos corretamente até o software (no caso de gravação no PC) que utilizou para realizar a gravação, então, porque não partir para outros instrumentos, colocar uma faixa de voz, uma bateria, etc...

Só que nessa hora você se depara com um ou alguns dos problemas, a saber: faixa gravada fora do beat (bpm), faixa gravada faltando alguma parte, como refrão, estrofe a,b ou c, base para o solo, etc..., alguma parte especial que foi executada como a harmonia ou rítmica padrão, e etc...

Bem, uma das saídas para não perder o beat seria usar um metrônomo. O problema do metrônomo é que nem todo músico sabe usá-lo, e usá-lo para treinar é bem diferente do que para gravar. Não estou dizendo que o metrônomo não é importante, apenas que talvez não funcione no seu caso específico.

Outra saída, que pode ser de muita ajuda pra quem não sabe gravar no beat do metrônomo é o uso de uma faixa guia. Uma faixa guia nada mais é do que uma pré-gravação da própria música que deverá ser gravada, só que apenas com a finalidade de guiar o músico durante sua execução. O nome já diz tudo, não é mesmo.

Não vou passar receita de bolo aqui e dizer  "como gravar uma faixa guia". Apenas, sugiro algumas idéias que podem ser interessantes e você escolhe qual mais lhe agrada, ok?

1. no caso de uma banda, grupo musical, etc... seria interessante o baterista gravar primeiramente a track dele, pois todo o grupo poderia gravar depois usando a própria bateria como guia;

2. a faixa de bateria como guia pode ser substituída talvez pelo baixo, guitarra, teclados e outros instrumentos harmônicos, mas um pouco mais raramente pela voz. Normalmente os vocalistas preferem gravar sua faixa quando as partes instrumentais já estão todas produzidas, pois sentem mais o feeling da canção e a performance vocal tende a melhorar;

3. se os demais músicos que estiverem na sessão de gravação sentirem a necessidade, uma voz guia pode ser gravada junto com os outros instrumentos, pois assim como o vocalista precisa da música para sentir o feeling, os demais músicos talvez precisem da voz para não errar o tempo de arranjos e certas viradas na música;

4. pode gravar todos os músicos tocando juntos e isso servir como guia. Depois cada um grava novamente sua parte sobre a mesma guia e depois retira-se a faixa guia do processo de gravação.

5. Para quem quer gravar uma música de algum ou de vários artistas conhecidos para fazer um CD demo e vender shows cover, pode usar a própria música do artista como faixa guia, e gravar suas partes por cima, depois apaga a faixa do artista original e mixa as faixas restantes.

Enfim, são apenas alguns exemplos de como usar uma guia na hora da gravação. Se alguém tiver mais um exemplo interessante, seria bom que deixasse um comentário.

Boas gravações para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, dúvida ou sugestão: