segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Seymour Duncan JB jr - Parte 2



No post anterior falei sobre o captador Seymour Duncan JB Jr, instalado na posição da ponte da minha Strato. Agora, passados alguns meses e várias ocasiões em que utilizei esse captador tocando junto com a minha banda, posso voltar e falar com mais propriedade sobre esse captador, além de passar minha experiência para quem esteja pensando em instalar esse captador em sua guitarra.
O estilo que toco com minha banda varia de rock clássico, passando por algumas coisas do grunge, um pouco de hard-rock até um pouco de metal. Eu tive uma boa impressão com esse captador, pois timbra muito definido. Porém, o pessoal da banda sempre reclamava de um som magro e estridente quando eu estava tocando alguma música um pouco mais pesada, pra ser mais específico, quando estava tocando Metallica. Esse som magro e estridente estava matando o peso de algumas músicas.
Eu normalmente estava tocando quase todas as músicas com a chave seletora na posição da ponte e usava o pedal Marshall Jackhammer como overdrive no canal clean do amp. Eu não tinha muita alternativa, já que os outros caps da minha guita eram dois single-coil originais da minha Fender Mexico que não soavam nada legal pra sons pesados. Mas o som estava sempre muito magro e eu não conseguia uma regulagem satisfatória com meu Jackhammer, mesmo na regulagem de distorção.
O vocalista então me deu a seguinte sugestão: trocar o Jackhammer pelo Behringer GDI-21. Esse pedal é um simulador de amplificadores (Fender, Mesa Boogie e Marshall), que possui regulagem de graves, agudos, drive e ainda controles dos amplificadores para clean, hot ou high gain. Então troquei o Jackhammer pelo GDI e que inacreditável! o peso que faltava em algumas músicas eu consegui instantaneamente com esse pedal.
De qualquer forma, eu já vinha com a idéia de instalar uns captadores Dimarzio na ponte e no braço. Tive então a idéia de passar o JB jr para a posição do meio. E para minha surpresa, o JB jr se saiu muito bom na posição do meio. Nesta configuração ele tem se saído menos estridente e ainda permanece com as frequências muito bem definidas. Na ponte instalei um Dimarzio Tone Zone F-spaced. Este humbucker timbra também bem agudo, o que é normal para a posição de ponte (principalmente da minha strato, que tem o timbre muito agudo mesmo) mas está mais equilibrado e timbra mais ardido do que o JB jr. pois tem saída high gain e apresenta um bom destaque de frequências graves e médias.
No braço instalei um Dimarzio The Chopper, que soa mais grave e tem saída bem alta também, mas um pouco menos do que o The Tone Zone. No final das contas com esta configuração The Chopper no braço, JB. Jr no meio e Tone Zone na ponte consegui muita versatilidade. Quando quero um som mais grave posso tranquilamente mudar a chave seletora para o braço pois o Chopper dá conta do recado. Ao mesmo tempo, o Chopper timbra muito bem limpo para tocar Blues, bastando regular o tone para ficar um pouco mais agudo. Quando estou tocando por exemplo, Seek And Destroy do Metallica, costumo usar o JB. Jr sozinho ou combinado com o Chopper para fazer os riffs e acordes de base e o Tone Zone para fazer os solos. Como o JB Jr. tem saída mais moderada do que o Tone Zone, basta mudar a chave seletora para a ponte na hora do solo e já consigo um ganho adicional.
Enfim, após ter testado o JB jr. na ponte e na posição do meio, eu aconselharia quem quiser instalar esse captador a colocá-lo na posição do meio (considerando que a guitarra seja uma strato). Na posição da ponte ele tem uma tendência a timbrar mais estridente do que no meio e não tem tanto peso quanto um captador como Hot rails, Tone Zone e outros captadores mais porrada, o que pode decepcionar para quem quer um captador da ponte que dê conta do recado na hora de tocar metal.
Qualquer comentário será bem vindo. Dúvidas, respondo assim que puder.

11 comentários:

  1. Rafael, você mudou o pot quando instalou o JB jr na ponte ? Porque eu estou testando ele para ver se compro.. Testei com pot de 500k e de 250k e achei grande a diferença, com o pot de 500 o cap fica realmente muito estridente..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, permaneceu com o pot de 250k original da guitarra. A grande questão que percebo hoje em dia é que, quando se trata de captadores, eles respondem de forma diferente a uma série de fatores, como madeiras, construção do instrumento, potenciômetros, sem falar nos demais fatores como a pegada de cada guitarrista. Por exemplo, quando instalei o JB Jr. no braço da minha guitarra, ele era inteiriço de maple. Até o Tone Zone ainda estava soando muito magro na ponte, apesar de oferecer mais punch. Agora eu fiz a troca do braço inteiriço de maple por um de maple com escala feita de ébano e só de fazer essa mudança o Tone Zone passou a soar mais encorpado e ardido, e o The Chopper passou a soar mais escuro. Enfim, você tem que analisar como é sua guitarra e qual o seu estilo de tocar pra saber se um captador vale a pena. Se quiser me dizer qual é sua guitarra e madeiras com as quais ela é feita, e também seu estilo de músicas, posso te dar uma indicação mais precisa do que você pode obter. Um abraço.

      Excluir
  2. kra otimo texto . mais incrivel eu tenho experiencia diferente devido ao captador . uso uma ephifone les po st .
    eu uso gdi para dar peso sim na distorçao . mais eu nao consigo usar a distorção do gdi . acho muito ruido . eu faço assim .
    uso a dist do meu marshall mg . com simulação de amp do gdi em calif / clean / clsc / drive 0 / level 40% treble e bass 50% .
    marshall fica com ganho full . e o peso fica legal . melhor que do pedal gdi.
    eu vo receber minha strato com esse captador jb jr vou testar .
    esperimenta usar o gdi como simulador sem drive e soma o drive do pedal jackhammer por fora . esse gdi é uma mao na roda mais a distorção dele é inferior a esse pedalzinho .
    abraços

    ResponderExcluir
  3. Realmente, o ganho do amp fica inúmeras vezes melhor do que do pedal. No clean o GDI funciona legal. A simulação que mais gosto é de Fender. O GDI assim como a V-AMP2 cria um timbre distorcido muito artificial, como se tivesse sempre um chorus adicionado, o que acaba atrapalhando em vez de ajudar. Ele dá muito mais peso do que o Jackhammer, mas não tem muita qualidade.

    Só que não tenho o Jackhammer mais. O próximo pedal que vou comprar pra distorção será um Joyo Crunch Deluxe, ou um Wampler Pinnacle II (quem sabe?). Obrigado por comentar.

    ResponderExcluir
  4. Rafael, estou querendo trocar meu captador da ponte, e como vc já possui experiencia com o JB Jr, gostaria de saber se ele tem uma pegada bacana pra um punk rock (The Wipers, The Vandals), Nirvana?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, acho que fica bom sim. Mas no caso de Nirvana vai precisar de um pedal de distorção com mais ganho pra equilibrar legal.

      Excluir
  5. parabéns pelas postagens, tenho uma duvida q vc pode me ajudar, qual esqueleto para troca do single ponte por esse da symour ducam??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amigo, obrigado pelo comentário. Eu achei que já tinha respondido, mas o site deve ter dado algum problema e não registrou minha resposta. Bom, não entendi o que você quis dizer com o esqueleto, mas se o que você se referiu foi ao esquemático, este sempre você encontra na própria página da Seymour Duncan.
      Abç.

      Excluir
  6. Tenho uma Squier bullet da Fender Strato posso seguir sua dica de instalação? Quero tocar os mesmos estilos que vc.

    ResponderExcluir
  7. Tenho uma Squier bullet da Fender Strato posso seguir sua dica de instalação? Quero tocar os mesmos estilos que vc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo. Então, não ficou claro, você quer tocar exatamente o quê? sons mais pesados ou um blues/classic rock? Eu costumo tocar um pouco de todos estes estilos. O JB Jr pra tocar um blues e classic rock é perfeito. O problema de usá-lo em stratos é que tem uma tendência de timbrar bastante agudo na ponte, o que pode ser resolvido com um potenciômetro de tone atuando no captador de ponte. Agora, se for pra tocar sons mais pesados recomendo algo mais na praia do DiMarzio Tone Zone (captadores de alta saída e com EQ de agudos controlada). Atualmente tem bons captadores de marcas nacionais como cabreira e Malagoli que possuem ótimo custo benefício. Particularmente, eu não investiria pesado em customizações nesta sua guitarra, por se tratar de modelo de entrada. Quando você tiver uma guitarra melhor aí sim valeria a pena gastar com captadores mais caros. Espero ter ajudado.

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, dúvida ou sugestão: